O maior festival de música do planeta também gera impacto socioambiental positivo.
Idealizado pelo empresário brasileiro Roberto Medina, o festival foi originalmente organizado no Rio de Janeiro, mas tornou-se um evento de repercussão mundial, com edições em Portugal, Espanha e nos Estados Unidos.
Através de iniciativas mais sustentáveis, o Rock in Rio é uma marca cada vez mais comprometida em ajudar a transformar o planeta, não só pela música, mas, também, ao apoiar causas sociais, ambientais e culturais.
Veja como o Rock in Rio tem promovido uma cultura sustentável,
ao longo dos anos:
Em 2016, foi lançado o Amazonia Live, um dos projetos socioambientais do Rock in Rio, cujo objetivo é plantar árvores na maior floresta tropical do mundo, a Amazónia.
Este é o início da parceria Rock in Rio + esolidar. Através da nossa plataforma, o Rock in Rio criou, geriu e promoveu leilões solidários de instrumentos musicais e experiências com artistas para angariar fundos para esta causa.
Veja os números de 5 anos de parceria:
* Fonte: Amazonia Live — o projeto socioambiental
do Rock in Rio amazonialive.com.br
“Nós não trabalhamos a Responsabilidade Social e a Sustentabilidade de uma forma isolada, ou seja, tudo aquilo que nós fazemos em termos de iniciativas tem sempre que ser associado a impacto social, económico e ambiental.
Ao que se refere ao Amazônia Live, que visa a restauração e reflorestação da Amazónia e que tem como foco principal a recuperação das árvores e do ecossistema, também temos a preocupação de incluir as questões sociais e económicas.
Por isso, em parcerias, que são extremamente importantes, pois nós não temos o know-how e braços para desenvolver todos os projetos que muitas vezes queremos, decidimos comprar as sementes de coletores indígenas locais, com o valor angariado por doações, gerando renda para essas pessoas e tendo o impacto social, ambiental e económico.”
Trabalha no Rock in Rio desde 2009. Coordenou a primeira implementação do sistema de gestão de eventos sustentáveis no Rock in Rio e a respetiva certificação na ISO 20121 - Eventos Sustentáveis, em 2014.
Coordena e desenvolve os projetos de mobilidade e acessibilidade, gestão de resíduos sólidos, inventário da pegada de carbono, projetos de redução e compensação, plano de ação de sustentabilidade. Desenvolve e coordena as campanhas de consciencialização sobre desenvolvimento sustentável do Rock in Rio.