4585-059 Baltar, Portugal | Disabilities
EMAÚS - Associação de Apoio ao Deficiente Mental Find out more
Raised
$0.00
Items
0
Followers
1

Dar resposta a jovens e adultos portadores de deficiência mental/outras associadas e suas famílias, através da satisfação das suas necessidades e expectativas, contribuindo para a realização do seu projecto de vida e valorização pessoal.

A Associação de Apoio ao Deficiente Mental – Emaús foi fundada pelo Padre António Baptista dos Santos, que, desde cedo, procurou dar resposta a esta parte da população, por vezes, esquecida por alguns…

​Esta preocupação incitou-o a realizar um inquérito sobre a população escolar existente na altura, com a colaboração dos professores do Concelho de Paredes. De onze mil alunos em idade escolar, setecentos revelaram dificuldades de aprendizagem. O estudo foi repetido posteriormente pelos Párocos das freguesias do Concelho, onde foram confirmados os resultados obtidos.

Foram feitas várias acções de sensibilização para esta problemática, onde o público-alvo foi sobretudo Pais e Professores.

A cedência das instalações, por parte das Irmãs Beniditinas, do que era o antigo Colégio Antero de Quental, levou a que o projecto já há tanto tempo idealizado, começasse a ganhar raiz.

Com o apoio da Câmara, o destacamento de Professores por parte do Ministério de Educação, a colaboração da APPACDM do Porto na estruturação da escola para um ensino adaptado e todo o esforço na adaptação das instalações existentes às necessidades dos novos alunos, o Emaús iniciou a sua actividade em Outubro de 1976, contando com cerca de dezasseis professores.

Para dar a conhecer a instituição, fez-se uma exposição de fotografias no Palácio de Cristal, no Porto, e procurou-se sensibilizar as famílias do Concelho de Paredes que tinham crianças com deficiência, para que encaminhassem os seus filhos para o Emaús.

Ao longo do tempo, a população, que até então não se mostrava muito receptiva a uma iniciativa com este carácter, acabou por reconhecer o seu valor.

A Segurança Social e o grupo de sócios que mais tarde se formou foram sustentando as despesas da instituição.

À medida que os alunos terminavam a escolaridade obrigatória surgia a necessidade de ocupar os que não ingressavam no mercado do trabalho. Desta forma, com a colaboração do Instituto de Emprego e Formação Profissional no destacamento de monitores, criou-se o Centro de Formação Pré-profissional em Paredes, num edifício pertencente à Câmara Municipal.

​A partir deste momento, o Emaús passou a ter personalidade jurídica, com os seus próprios estatutos, elaborados em 1982.

Com a efectivação dos estatutos, foi criada uma Direcção, uma Assembleia Geral e um Conselho Fiscal, com pessoas empenhadas na problemática da deficiência mental.

CHARITY SPECIALISM
Deficiência
Tax number
501 744 614
PHONE
+351224151729
EMAIL
emausbaltar@gmail.com
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Rua de Emaús, 97

International Bank Account Number
PT50004514004023085933053
National Bank Account Number
004514004023085933053
BIC/SWIFT
CCCMPTPL

EMAÚS - Associação de Apoio ao Deficiente Mental
EMAÚS - Associação de Apoio ao Deficiente Mental
Raised $0.00
Users 1
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity