1400-184 Lisboa, Portugal | Social Inclusion
Associação Reabilitação Integração Ajuda Find out more
Raised
$0.00
Items
0
Followers
3

A ARIA é uma IPSS que tem como missão ajudar as pessoas com problemas de saúde mental a adquirir os recursos necessários à sua reabilitação e integração sócio-profissional.

Quem somos:

A ARIA – Associação de Reabilitação e Integração Ajuda, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), sem fins lucrativos, que trabalha com pessoas com problemas de saúde mental, em desvantagem psicossocial. Foi criada em 1991, por um grupo de técnicos de saúde mental, do HSFX.

A nossa missão:

Ajudar a pessoa com problemas de saúde mental a adquirir os recursos necessários à sua reabilitação psicossocial e integração sócio-profissional.

Os nossos valores:

Respeito - Pela salvaguarda dos direitos humanos e pela diversidade da pessoa, valorizando as diferentes culturas e saberes.

Responsabilidade - No compromisso assumido com os clientes, familiares, sócios, equipa técnica e parceiros onde são ponderados os benefícios e consequências da nossa actuação.

Cooperação - Revelada na colaboração de todos para a prossecução da missão e objectivos da ARIA, através de uma boa comunicação, trabalho em equipa e dedicação, de forma a potenciar os contributos de todos para um fim comum.

A visão

A ARIA ambiciona um futuro melhor para as pessoas com problemas de saúde mental e em desvantagem psicossocial, possibilitado pela maior oferta de serviços especializados e de qualidade, que contribuem para melhoria da sua qualidade de vida.

A nossa política de qualidade:

A ARIA aposta num processo contínuo de melhoria das actividades planeadas, baseado na revisão de desempenhos e no estabelecimento de metas explícitas, com o objectivo de melhorar a qualidade efectiva dos cuidados prestados.

O nosso trabalho baseia-se numa abordagem dinâmica e orientada por três princípios fundamentais: orientação para o cliente, melhoria contínua dos processos e envolvimento dos colaboradores e parceiros.

A ARIA pretende ser reconhecida como Instituição de excelência na área da reabilitação psicossocial e profissional de pessoas com problemas de saúde mental.

A ARIA recebeu o PRÉMIO DE MÉRITO – BENEFICIÊNCIA 2010, conferido pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Em Setembro de 2014 demos inicio ao projeto piloto direcionado a público-alvo mais novos (crianças dos 10 aos 25 anos), denominado “Promove te” que tem como objetivo principal a intervenção articulada em crianças e jovens com doença mental com o objectivo de reduzir a incapacidade e os processos de exclusão sociais dai resultantes.

Este projeto tem a duração de 18 meses e é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian Cidadania Activa e pelo EEagrants. Trata-se de um projecto piloto na área da criação de equipas moveis que realizam uma intervenção articulada entre as equipas médicas, escola e figuras cuidadoras



Carácter Inovador da nossa intervenção:

Desde o início da sua atividade a ARIA tem desenvolvido projetos pioneiros na área da reabilitação psicossocial de pessoas com problemas de saúde mental, da mesma forma, que tem tentado desde sempre desenvolver estratégias inovadoras de combate ao estigma e promoção de qualidade de vida das pessoas com quem trabalhamos e famílias. Neste sentido, a ARIA além dos projetos regulados pela segurança social e implementados ao abrigo do despacho conjunto 407/98 (que permitiu a abertura de fóruns socio ocupacionais e unidades residenciais) tem desenvolvido projetos pontuais inovadores ao abrigo de candidaturas a linhas de financiamento nacionais e internacionais.

Em 2011 tivemos a oportunidade de desenvolver o o projecto “ARIA Integra”, financiado pela DGS, que permitiu um trabalho inovador de integração de voluntários em serviços de saúde mental, assim como também permitiu realizar um trabalho sistemático de colocação dos nosso clientes em programa como voluntários em diversos serviços e Instituições publicas e privadas. Para além disto, permitiu a elaboração de diversos materiais e instrumentos que se mostram até aos dias de hoje uteis e inovadores na nossa intervenção diária. Este projecto revestiu-se sem duvida de uma importância fundamental na área da integração na comunidade dos nossos clientes, assim com no movimento de combate ao estigma associado a esta problemática.

Mais recentemente, A ARIA é promotora de um projeto piloto de prestação de cuidados integrados, clínicos e de reabilitação psicossocial, através da criação de uma equipa móvel que intervirá junto de crianças e jovens com problemas de saúde mental entre os 10 e os 25 anos de idade e residentes nos concelhos de Lisboa, Oeiras e Cascais. Este projeto decorrerá entre Setembro de 2014 e Fevereiro de 2016.

O PROMove-te assenta na evidência de que uma intervenção precoce nos problemas de saúde mental permite uma evolução mais favorável dos mesmos e a redução do seu impacto ao nível da incapacidade e processos de exclusão daí decorrentes. Pretende ainda preencher uma lacuna no que respeita a respostas e recursos para esta faixa etária da população. Neste projeto piloto a ARIA estabeleceu parcerias com o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, a Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar e a Logframe - Consultoria e Formação no sentido de criar uma intervenção em rede que desse resposta aos seguintes objetivos: promover a evolução favorável do problema de saúde mental e facilitar a inclusão dos beneficiários nos contextos normativos de cada faixa etária (casa, escola e emprego), capacitar a rede de suporte para apoiar o processo de recuperação e inclusão, bem como identificar os factores chave para o sucesso da intervenção em rede e disseminar boas práticas.

Este projecto é financiado pela Fundação Caloute Gulbenkian (cidadania activa) e EEagrants.

As Equipas de Técnicos da ARIA realizam um trabalho diário com os seus clientes tendendo sempre acompanhar as novas evidências e estratégias desenvolvidas na área da saúde mental a adultos nas mais diversas áreas de formação científica (psicologia, psicomotricidade, terapia ocupacional, animação socio cultural, etc). Assim como nos orgulhamos de ser uma das Instituições com respostas mais diversificadas e alargadas no território (estamos em Lisboa com 5 serviços, concelho de Oeiras com 2 serviços e Cascais com 1 serviço) na área da saúde mental, tentando abranger desta forma um conjunto variado e alargado de pessoas que precisem da nossa ajuda.

CHARITY SPECIALISM
Inclusão Social
Tax number
502690020
PHONE
+351213641099
EMAIL
aria.fso.cascais@gmail.com
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Morada da sede da Instituição: Praça de Goa nº 4 ,
1400 - 184 Lisboa

International Bank Account Number
PT50 0033 0000 50057014319 05
National Bank Account Number
0033 0000 50057014319 05

Associação Reabilitação Integração Ajuda
Associação Reabilitação Integração Ajuda
Raised $0.00
Users 3
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity