Senhora da Hora, Portugal | Social Inclusion
Associação Portuguesa de Apoio ao Implante Coclear Find out more
Raised
$28.14
Items
0
Followers
6

Representação e defesa dos legítimos interesses dos deficientes auditivos com implante coclear ou candidatos a tal implante, próteses auditivas e outros.

A Associação Portuguesa de Apoio dos Implantes Cocleares (APAIC) foi constituída por escritura pública de 10 de Julho de 1997 e "teve por objectivo a representação e defesa dos legítimos interesses dos deficientes auditivos com Implante Coclear ou candidatos a tal Implante.

É uma associação sem fins lucrativos, gerida por voluntários não remunerados, que conta com o apoio dos associados, familiares, amigos e com verbas de alguns eventos de angariação de fundos.
O Implante Coclear ( I.C. )

Um implante coclear consiste num aparelho que transforma os sons e ruídos do meio ambiente em energia eléctrica capaz de actuar sobre onervo coclear, desencadeando uma sensação auditiva no indivíduo.

Hoje em dia, depois de uma experiência que supera os 188.000 implantes cocleares em todo o mundo, pode considerar-se esta técnica como não experimental, tendo ficado comprovada a sua eficácia no
tratamento da hipoacúsia severa ou profunda.

Como Funciona?

O implante coclear é um dispositivo electrónico que pode ser utilizado por crianças e adultos com surdez neuro sensorial severa-profunda bilateral. Ao contrário dos aparelhos auditivos convencionais, o implante
coclear estimula o nervo auditivo (4) directamente.

O Sistema de Implante Coclear Nucleus 5 da Cochlear consiste num implante colocado internamente (2) e um processador da fala usado externamente (1). O implante tem um receptor/estimulador com um chip computorizado encapsulado em titânio, acolchoado por silicone, com uma fina espira de 22 eléctrodos (3). A espira de eléctrodos ajusta-se à forma natural da cóclea e fica colocada junto ao modíolo. A espira de eléctrodos liga-se ao receptor/estimulador, o qual se coloca por baixo da pele atrás do pavilhão auricular. O processador da fala programa-se com estratégias digitais de codificação da fala. Este possui um microfone direccional e pode ser usado ao nível do corpo ou retro-auricular. O processador da fala analisa o som recebido pelo microfone e um chip interno digitaliza o som num sinal codificado. O transmissor envia o código por rádio frequência através da pele ao implante interno, donde o código de instruções chega aos componentes electrónicos internos que, por sua vez, o envia à espira de eléctrodos para estimular as fibras do nervo auditivo na cóclea. O nervo auditivo leva a informação ao cérebro onde é interpretado como som.


A quem se destinam?

Os implantes cocleares estão indicados para casos de surdez neuro sensorial severa/profunda bilateral, quando já não existe um ganho auditivo satisfatório com as próteses auditivas convencionais. Poderão ser implantadas crianças com surdez pré-lingual decorrente de situações congénitas, bem como crianças e adultos com surdez pós-lingual progressiva ou adquirida.

A idade mínima de implantação segundo as recomendações da FDA são os 12 meses de idade, no entanto, em situações de quadros de meningite em que se tenha iniciado o processo de ossificação, a cirurgia poderá ser antecipada. Quanto mais cedo for o diagnóstico e consequente implantação melhores serão os prognósticos de reabilitação.

Está hoje demonstrada a necessidade de uma detecção precoce da surdez preferencialmente até aos 3 meses de idade para que possa surgir a intervenção até aos 6 meses de idade. Os resultados da reabilitação de crianças surdas revelam que algumas crianças surdas profundas quando intervencionadas precocemente, podem atingir níveis de linguagem e fala adequados a um bom desempenho escolar e uma futura integração social e profissional. Contudo, a maioria das crianças surdas profundas do 3º grau com perda superior a 110 dBHL, não consegue atingir um nível de desenvolvimento na linguagem e na fala que lhe permita a integração plena a nível escolar social e profissional.

Tais factos, tem consequências individuais e familiares muito sérias, mas têm também consequências económicas pesadas para a economia do país e que se traduz não só a nível das estruturas escolares como no mercado de trabalho. A nível escolar implica um maior número de educadores e professores especializados e estruturas escolares adequadas a crianças com deficiência auditivas, nomeadamente salas de aula preparadas, e em determinadas situações a necessidade de intérprete de Língua Gestual Portuguesa.

As exigências para este tipo de crianças tornam-se ainda mais pesadas quando o nível de linguagem e desenvolvimento não é suficiente para um adequado desenvolvimento cognitivo, comprometendo o desempenho escolar e as consequentes limitações nas saídas profissionais e integração social.

A intervenção precoce através de implante coclear, quando estão em causa os resultados com próteses auditivas convencionais, permite que crianças surdas profundas possam ser integradas no ensino regular e ter um desempenho escolar que lhes permite condições de acesso escolar e profissional muito próximo dos ouvintes. A mais valia para a sociedade é evidente quer sob o ponto de vista familiar, social e económico.

O resultado obtido com implante coclear permite ao utilizador ter uma audição praticamente equivalente aos limiares auditivos de um normal ouvinte.


Quem não pode ser candidato a um Implante Coclear?

Os pacientes com agenesia da orelha interna (deformidade de Michel);
Os pacientes com ausência de nervo coclear;
Os pacientes com doença sistêmica que contra-indique anestesia ou cirurgia.

Estamos a aderir à eSolidar com o intuito de podermos divulgar ainda mais a APAIC e para angariação de fundos, para conseguirmos ir ainda mais além na representação e defesa dos legítimos interesses de quem nos procura.

Pela Direção da APAIC
CHARITY SPECIALISM
Inclusão Social
Tax number
505 676 869
PHONE
+351919881763
EMAIL
geral@apaic.net
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Rua Vasco Santana, 260

International Bank Account Number
PT50003504470007594923089
National Bank Account Number
003504470007594923089

Associação Portuguesa de Apoio ao Implante Coclear
Associação Portuguesa de Apoio ao Implante Coclear
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity