Vila Verde, Portugal | Learning disabilities
Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga - CAO VILA VERDE Find out more
Raised
$0.00
Items
3
Followers
1
Bid on amazing once in a lifetime auctions including signed celebrity items, exclusive experiences and more.

Do you have a special item you would like to auction to support our charity?

Shop and support our cause.
Add item
Sell an item and support a charity

Apoiar nos domínios educacional, social, ocupacional e residencial, a pessoa com deficiência, promovendo a sua autonomia e Qualidade de Vida, em parceria com a família e comunidade envolvente.

HISTÓRIA

Com origem na APPACDM de âmbito nacional, a APPACDM de Braga, Instituição Particular de Solidariedade Social, de utilidade pública, surgiu como resposta às dificuldades sentidas por um grupo de pais de crianças/jovens com Deficiência Intelectual, liderado pela determinação, persistência e vontade do Comendador Félix Augusto Ribeiro. Constituiu-se a 03 de Maio de 1974, como 12ª Delegação e tendo como madrinhas a psiquiatra Dra. Alice de Mello Tavares e a Enfermeira Odete Dumont.

“Pequenina, naturalmente, como tudo o que nasce”, nas palavras do seu fundador, ao longo do seu percurso foi ampliando, desenvolvendo e reformulando a sua capacidade de resposta e área de abrangência. APPACDM de Braga possui atualmente sete Complexos para atendimento direto aos 318 clientes/utilizadores, maioritariamente pessoas com deficiência intelectual, distribuídos por diferentes concelhos do Distrito de Braga: - Braga; Esposende; Vila Verde e Vila Nova de Famalicão. Neste último, estende a sua resposta à Comunidade em geral através da sua valência dirigida à infância.

Decorridos sensivelmente 25 anos de existência, em 29 de Maio de 1999, e na sequência da dissolução da APPACDM nacional, autonomizou-se, obtendo registo próprio de pessoa coletiva em meados de 2000, adquirindo estatutos, património e administração independentes.

Ao longo do seu percurso, a APPACDM de Braga vem sendo dinamizada por pais e amigos das pessoas com deficiência intelectual, contando com um número de 533 associados, sempre com o propósito de procurar soluções para os desafios e dificuldades inerentes à Missão Institucional, assumindo como objectivos primordiais:

Promover a integração na sociedade, da pessoa com deficiência intelectual, no respeito pelos princípios da Normalização, Individualização e Qualidade de Vida e o equilíbrio das famílias da pessoa com deficiência intelectual.
Sensibilizar e co-responsabilizar a sociedade e o Estado nas suas várias formas, no papel que lhes cabe na resolução dos problemas da pessoa com deficiência intelectual e respetiva família.
Defender e promover os reais interesses e satisfação das necessidades da pessoa com deficiência intelectual nas Instituições, no Trabalho, no Lar e na Sociedade, tendo como princípios básicos:
Partilhar lugares comuns;
Fazer escolhas;
Desenvolver capacidades;
Ser tratado com respeito e ter um papel socialmente valorizado;
Crescer nas relações.
Sensibilizar pais e famílias, motivando-os para a defesa dos direitos dos seus familiares e apetrechando-os para a assunção das responsabilidades que lhes cabem, na condução de uma perspetiva de educação permanente na escola e na família.
Defender e promover a necessária adequação da legislação portuguesa e comunitária no sentido de serem reconhecidos e respeitados os direitos e deveres da pessoa com deficiência intelectual.
Promover atividades de formação interna e externa a todos os colaboradores, de uma forma sistemática de acordo com as necessidades manifestadas e tendo em vista a qualidade do atendimento a prestar.
A APPACDM de Braga revê-se como uma Instituição com papel cativo na satisfação das necessidades e expectativas reais das Pessoas com Deficiência Intelectual, empenhando-se no desenvolvimento de ações e disponibilizando Serviços nos domínios educacional, social, ocupacional e residencial, direcionados para o apoio e promoção do desenvolvimento e Qualidade de Vida da pessoa com Deficiência Intelectual, em estreita relação com as suas famílias, Sistema Social e Sistema Educativo.

Support our cause

Support our cause
CHARITY SPECIALISM
Necessidades educativas especiais
Tax number
504646702
PHONE
+351253312119
EMAIL
complexo.vilaverde@gmail.com
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Rua Condestável D. Nuno Alvares Pereira
4730-743 Vila Verde

International Bank Account Number
PT50 0036 0399 99105 000 505 78
National Bank Account Number
0036 0399 99105 000 505 78

Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga - CAO VILA VERDE
Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Braga - CAO VILA VERDE
Raised $0.00
Users 1
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity