Caldas da Rainha, Portugal | Environment
Marcar o Ritmo - Associação Find out more
Raised
$0.00
Items
1
Followers
1
Bid on amazing once in a lifetime auctions including signed celebrity items, exclusive experiences and more.

Do you have a special item you would like to auction to support our charity?

Shop and support our cause.
Add item
Sell an item and support a charity

Pretendemos ser indutores da mudança e de uma cidadania informada e participativa, através de modos de vida saudável, promovendo a conservação da biodiversidade e do planeta junto das futuras gerações, de uma forma criativa e inclusiva.

A Marcar o Ritmo – Associação é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 5 de Agosto de 2009.

Missão

Pretendemos ser indutores da mudança e da adopção de modos de vida saudável, preservando e promovendo a conservação da biodiversidade e do planeta.

Visão

Desenvolver acções de sensibilização, implementação de projectos e iniciativas que promovam a mobilidade sustentável, o turismo e a prática regular de actividade e exercício físico da população, promovendo de igual modo a protecção e conservação do ambiente.

Objectivos

– Integrar grupos de trabalho nacionais e europeus que possibilitem uma melhor implementação das nossas acções, iniciativas e projectos, em especial os que se relacionam com a Educação e Formação das futuras gerações, em especial realçando a inclusão social e a importância de uma cidadania activa.

– Contribuir para o incremento de pessoas que recorram à utilização de meios de transporte suaves nas suas deslocações diárias para a escola, universidade e emprego.

– Criar, Participar e Organizar iniciativas relacionadas com a promoção da mobilidade sustentável, protecção do meio ambiente, melhoria do bem estar físico e da saúde.

– Integrar a organização de eventos relacionados com a nossa acção e enquadrados nas celebrações europeias anuais referentes à Semana da Energia, Semana da Mobilidade, Dia do Ambiente entre outras.

A nossa história e o nosso percurso ...

Desde a nossa fundação que a promoção da mobilidade sustentável faz parte da nossa acção. O recurso a modos suaves (a pé, de bicicleta, transportes públicos ou viaturas eléctricas) nas viagens realizadas diariamente para a escola, universidade, emprego ou em lazer permitem ganhos directos ao nível da saúde, bem-estar, económicos e financeiros, bem como ambientais.

2009 

Estabelecida a parceria com Câmara Municipal de Caldas da Rainha, no sentido de proceder à implementação de um projecto de bicicletas partilhadas – Rainhas Bike Sharing. A 22 de Setembro, no decurso da semana europeia da mobilidade, foram distribuídas 42 bicicletas por vários pontos na cidade, permitindo ao utilizador do serviço, a utilização da bicicleta entre os diversos pontos de levantamento e entrega.

2010 

A associação durante o ano de 2010, procurou melhorar a iniciativa do ano anterior. Ao longo do ano, o projecto teve a adesão de novos utilizadores, em especial turistas durante o mês de verão.

Junto da Câmara Municipal de Caldas da Rainha, foram apresentadas diversas proposta de participação do município em acções e grupos de trabalho da União Europeia na área da mobilidade em especial a iniciativa CIVITAS.

Participámos na semana europeia da mobilidade disponibilizando gratuitamente as bicicletas do projecto Rainhas Bike Sharing.

2011 

Fica marcado pela utilização massiva das bicicletas do serviço de bicicletas partilhadas, Rainhas Bike Sharing

2012

A Marcar o Ritmo Associação ganha destaque ao nível da organização da Semana Europeia da Mobilidade na região Oeste. Destaca-se a parceria realizada com a Comunidade Intermunicipal do Oeste, com quem organizou um conjunto de iniciativas:

– Seminário “Mobilidade Sustentável”

– Exposição e Test-Drive de viaturas eléctricas e híbridas

– Campanha de “Recicle por um titulo de transporte” , em parceria com a Valor Sul, Câmara Municipal de Caldas e RodoCaldas, no âmbito de projecto piloto na região que associou a reciclagem a utilização de transportes públicos.

E com a Câmara Municipal de Caldas da Rainha:

– Passeio nocturno de bicicleta pelas principais ruas da cidade.

– Exposição de fotografia e de desenhos sob a temática da bicicleta no Museu do Ciclismo.

– Promoção do exercício físico através aula de Spinning (bicicletas estáticas) com apoio do Balance Health Club.

– Bicicletas no Parque D. Carlos I, onde crianças e jovens, iniciativa com apoio da Bike Zone.

– Utilização de bicicletas do serviço Rainhas Bike Sharing por troca de embalagem de plástico vazia.

– Workshops de Mecânica Básica de Bicicletas, ministradas pelo responsável da Bike Zone, José Pedro.

– Integração do código de cores para daltónicos, criado por Miguel Neiva (ColorAdd) nos Mini-Bus da linha de transportes urbanos denominada TOMA (Caldas da Rainha). Referenciando com este código as linhas Azul, Laranja e Verde.

– Loja da Mobilidade CR (projecto piloto), funcionou de 13 a 22 de Setembro, onde voluntários prestaram informações sobre os meios de transportes disponíveis na cidade e na região.

– Lançamento da Loja da Mobilidade – Caldas da Rainha on-line (iniciativa permanente).

www.lojadamobilidade.info

– Colheita de sangue organizada em parceria com a Associação Tabuleiro de Cores, com o apoio Instituto Português Sangue, no Dia Europeu sem Carros.

2013 e 2014

Foram dois anos de aprendizagem e participação em diversas iniciativas formativas sob a temática da Mobilidade Sustentável, Ambiente, Economia e Empreendedorismo Social.



Support our cause

Support our cause
CHARITY SPECIALISM
Ambiente
Tax number
507 786 599
PHONE
+351965136225
EMAIL
associacao.marcar.ritmo@gmail.com
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Rua Vitorino Fróis, n.º 22

International Bank Account Number
PT50 0036 0078 99100097514 33
National Bank Account Number
0036 0078 9910 0097 5143 3
BIC/SWIFT
MPIOPTPL

Marcar o Ritmo - Associação
Marcar o Ritmo - Associação
Raised $0.00
Users 1
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity