4900-921 Viana do Castelo, Portugal | Social Inclusion
Methamorphys - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano Find out more
Raised
$0.00
Items
0
Followers
2

Casulo Abrigo Centro de acolhimento para 16 pessoas em condição sem-abrigo. Dar o pão e ensinar a pescar, através de programas motivacionais, pretendemos que os nossos utentes, caminhem até refazerem a sua vida financeira e emocional.

Methamorphys - Associação Portuguesa para o desenvolvimento Humano, é uma IPSS, sediada em Viana do Castelo e que trabalha na área da acção social.
Na Methamorphys temos um sonho, um sonho que congrega quatro grandes objetivos:

1. Acolher e educar crianças vítimas de maus tratos familiares retiradas aos pais;
2. Recuperar e reeducar, sempre que possível, as famílias com o objetivo de reintegrar as crianças no seu seio familiar;
3. Recrutar e valorizar os seniores, pessoas que ainda se sintam válidas e queiram abraçar o projeto, sendo os avós da nossa casa.
4. Dotar a quinta de estruturas que lhe permitam ter sustentabilidade económica de forma a não depender exclusivamente de apoios externos.

Será ainda apoiado nestas estruturas que abraçamos o projeto “Borboleta”, que visa a possível integração profissional, fomentando o acompanhamento dos jovens adultos que iniciem a sua vida laboral até que reconheçam a capacidade de “voarem sozinhos”.

Os Objetivos de Base

1.º OBJETIVO – AQUISIÇÃO DE UMA QUINTA, PARA ACOLHIMENTO DE CRIANÇAS RETIRADAS AOS PAIS.
Dentro da quinta, pretendemos acolher crianças e proporcionar-lhes oportunidades para que possam crescer com conhecimentos e experiências que lhes permitam ter um futuro de sucesso e transformar-se em homens e mulheres úteis e empenhados na sociedade. Para isso iremos apostar:

NO SUCESSO ESCOLAR
As crianças, individualmente, serão acompanhadas muito de perto no seu desenvolvimento escolar, onde a nossa palavra de ordem será “sucesso escolar”. Serão integradas nas escolas públicas, e em casa serão acompanhadas por profissionais que os ajudarão a ser alunos com sucesso (dentro das suas capacidades e limites. Alunos de sucesso quer dizer: aproveitar o que melhor há em cada um).

COMPLEMENTO CULTURAL
Para além do acompanhamento escolar, pretendemos disponibilizar vários ateliês que permitam às crianças, de acordo com a sua natureza e aptidões, desenvolver e cultivar o gosto pelas artes. Para isso, desenvolveremos várias disciplinas dedicadas à música, teatro, dança, artes plásticas, artes manuais, leitura, e outras que se revelem importantes.


COMPLEMENTO SOCIAL E HUMANO
Pretendemos que as crianças que o “Casulo” acolher, sintam a casa como sendo a sua própria casa. Será um projeto, dentro do possível, em regime misto, valorizando o acolhimento de irmãos.
No “Casulo”, serão desenvolvidas competências que reconheçam os valores humanos e sociais próprios da educação de uma família próxima e atenta, que anseia que os seus filhos sejam seres humanos conscientes e equilibrados.
Valores como solidariedade, respeito, amizade, autoestima, consciência social e ambiental serão amplamente fomentados e incentivados. A própria individualidade e consciência de grupo, serão trabalhadas diariamente, não só pelo papel que ocupará na casa, desenvolvendo tarefas de acordo com a sua idade, assim como a possibilidade de poder partilhar o seu espaço, de forma orientada, com os seus amigos externos, por exemplo, ter a oportunidade de trazer um ou mais colegas ou amigos para brincar, estudar ou celebrar o seu aniversário ou outro evento em casa.

2.º OBJETIVO – RECUPERAÇÃO E REEDUCAÇÃO DAS FAMÍLIAS CUJA CRIANÇA FOI RETIRADA.
Tendo consciência de que se trata de um objetivo difícil não é para a Methamorphys algo irrealizável.
Vivemos numa sociedade e tempos em que se torna cada vez mais urgente o trabalho em parceria. Reconhecer que as instituições por si só são válidas, mas em conjunto formam uma força bastante maior que poderá levar a resultados bem mais evidentes e sustentáveis.
Na nossa perspetiva, logo que uma criança fosse acolhida no “Casulo”, deveria ser proporcionado aos progenitores a possibilidade de se estruturarem em programas específicos.
Sabemos que hoje já se avançou bastante neste campo e que o acompanhamento nestes casos é cada vez mais pensado e elaborado.
E esse é um dos objetivos da Methamorphys, trabalhar em parceria com outras Instituições, com apoio técnico especializado e vocacionado para a Reeducação Social destes indivíduos. Uma Reeducação sustentada e orientada para reintegração da criança, sempre que possível, no seu núcleo familiar.

3.º OBJETIVO – RECRUTAR E VALORIZAR OS SENIORES, PESSOAS QUE AINDA SE SINTAM VÁLIDAS E QUEIRAM ABRAÇAR O PROJETO, SENDO OS “AVÓS” DA NOSSA CASA.
Reportando-nos mais uma vez para a Sociedade em que vivemos, percebemos que há cada vez menos tempo para nos dedicarmos a algo que nos preencha como seres humanos. Na maioria das vezes, trabalhamos uma vida inteira e quando nos reformamos “quase” que deixamos de ser uteis para a sociedade, sentindo-nos muitas vezes isolados e sem perspetivas de futuro.
Para a Methamorphys este é um fator de grande importância.
Com este objetivo pretendemos promover em regime de voluntariado, essa parte ainda muito válida da nossa sociedade e convidá-los a ser “Os avós" da casa.
Avós que dão carinho, que contam histórias, que transmitem experiência, que ensinam profissões, que ajudam nos estudos, que ajudam a moldar o carácter transmitindo valores e sabedoria.
Basta pensarmos na quantidade de homens e mulheres que estiveram uma vida ligadas ao Ensino, à Saúde, às Artes que agora se encontram num estado letárgico, totalmente esquecidos e desvalorizados pela comunidade, a quem durante tanto tempo deram o seu melhor contributo.
Sempre com estes objetivos em vista, todo este projeto que se pretende sustentado e elaborado com projetos e estudos elaborados e promovidos pela Methamorphys, devidamente acompanhados e aprovados por técnicos qualificados, contará com toda a certeza com o apoio e a participação do Estado e de muitas outras instituições particulares que nos permitirão realizar este sonho e partilhar com todos os que ainda não perderam esta maravilhosa e poderosa capacidade de sonhar e transformar os sonhos em realidade.

4º. OBJETIVO – DOTAR A QUINTA DE ESTRUTURAS QUE LHE PERMITAM TER SUSTENTABILIDADE ECONÓMICA.
Como Associação, não nos faz sentido a total dependência das estruturas do Estado para a concretização dos nossos objetivos, nem tampouco seria a forma correta de transmitir valores às crianças que pretendemos acolher.
Parece-nos importante dar o nosso contributo criando as nossas próprias estruturas.
Temos assim três projetos principais em mente:

Agricultura biológica;
Energias renováveis;
Terapia com animais.
A AGRICULTURA BIOLÓGICA PERMITIRÁ SALVAGUARDAR VÁRIOS ASPETOS:
• Manter a quinta tratada através de um sistema agrícola que funciona da forma mais natural possível;
• Abastecer a casa com produtos saudáveis;
• Promover a associação com a marca “Casulo”, e contribuir para a gestão económica da mesma com a venda dos produtos para o exterior;

AS ENERGIAS RENOVÁVEIS PERMITIRÃO:
• Autossuficiência energética da Quinta;
• A prática da compostagem, reduzindo os resíduos sólidos e contribuindo na redução da emissão de CO2.

A TERAPIAS COM ANIMAIS:
Estudos recentes têm mostrado que o uso de animais representa um contributo importante para o bem-estar social e psicológico das pessoas, especialmente daquelas com necessidades especiais.
A utilização de animais como parte de um programa terapêutico surgiu no século IX na Bélgica, na cidade de Gheel, onde foi dada, pela primeira vez, autorização a pessoas com necessidades especiais para cuidar de animais domésticos.
Nos anos 60, o psicólogo infantil americano, Boris Levinson, fez ressurgir a terapia baseada em animais.
A Terapia com Animais permitirá que a quinta tenha outra fonte de rendimento e ao mesmo tempo dê o seu contributo neste tipo de terapias.
Sempre com estes objetivos em vista, todo este projeto que se pretende sustentado e elaborado com estudos elaborados e promovidos pela Methamorphys, devidamente acompanhados e aprovados por técnicos qualificados, contará com toda a certeza com o apoio e a participação do Estado e de muitas outras instituições particulares que nos permitirão realizar este sonho e partilhar com todos os que ainda não perderam esta maravilhosa e poderosa capacidade de sonhar e transformar os sonhos em realidade.
Sendo estes os objetivos principais da Associação, com o tempo fomo-nos apercebendo de que mais poderia ser feito. Assim, os propósitos têm vindo a ser alargados, constando dos nossos objetivos também a formação, a igualdade de gênero, o trabalho e acolhimento de sem abrigo e outros projetos que com o tempo têm vindo e continuarão a surgir.
CHARITY SPECIALISM
Inclusão Social
Tax number
508 539 374
PHONE
+351925401883
EMAIL
geral@methamorphys.pt
FACEBOOK
ADDRESS
Largo das Tilias de Areosa, n.º 12, 78
4900-921

International Bank Account Number
PT50 0036 0530 9910600279974
National Bank Account Number
0036 0530 9910600279974

Methamorphys - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano
Methamorphys - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano
Raised $0.00
Users 2
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity