Abrantes, Portugal | Learning disabilities
Centro de Recuperação e Integração de Abrantes Find out more
Raised
$12.80
Items
0
Followers
8

Educar, Formar, Ocupar e Integrar pessoas com deficiência. Apoiar a integração familiar e social de crianças, jovens e adultos garantindo a satisfação das necessidades apresentadas pela comunidade, a qualidade e a equidade...

O Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, CRIA, foi criado por escritura pública a 23 de Março de 1977. É uma Associação de natureza privada, sem fins lucrativos de reconhecida utilidade pública, sendo uma Instituição Particular de Solidariedade Social, IPSS, para todos os efeitos legais que essa classificação prevê.


A área de abrangência do CRIA envolve os concelhos de Abrantes, Constância, Gavião, Mação e Sardoal.


O CRIA promove a inovação, qualidade e sustentabilidade das respostas que disponibiliza e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência e/ou incapacidade definindo respostas sociais específicas para necessidades diferenciáveis através de um conjunto integrado de serviços:


Área Educacional: Tem como etapas fundamentais a educação, reabilitação e integração das crianças, assegurando a formação integral do aluno tendo em conta os interesses e características de cada um, de modo a torná-lo o mais autónomo possível. Pretende também desenvolver nos alunos atitudes de autoestima, respeito mútuo e regras de convivência que contribuam para a sua educação e integração na comunidade.


Centro de Atividades Ocupacionais: Pretende proporcionar às pessoas com deficiência atividades socialmente úteis, de forma a permitir-lhes uma valorização pessoal e estimular as suas capacidades, quer na perspetiva de uma eventual integração, quer na perspetiva de manter os utentes simplesmente ativos e interessados.


Formação Profissional: O objetivo é promover a qualificação e integração, no mercado de trabalho, das pessoas com deficiência e incapacidade, bem como o desenvolvimento pessoal e social dos formandos. Valoriza e promove as três vertentes fundamentais do saber: o saber estar (em grupo), o saber fazer (qualificação profissional) e o saber ser (autonomia de vida).


Empresa de Inserção: Tem como principal objetivo a inserção de desempregados em situação de desfavorecimento face ao mercado de trabalho. Prestar serviços ao exterior é outro dos objetivos da Empresa de Inserção do CRIA.


Lar Residencial: Tem capacidade para vinte utentes, preferencialmente com elevado grau de dependência ou sem estrutura familiar que lhes possa prestar os cuidados básicos para uma vida com dignidade.


Creche Familiar: As amas trabalham na sua própria residência, cada uma com a responsabilidade de cuidar, no máximo, quatro crianças dos 3 meses aos 3 anos, proporcionando o seu crescimento em ambiente familiar.


Rendimento Social de Inserção: É uma medida de intervenção social. As famílias abrangidas pelo Rendimento Social de Inserção contam com o apoio técnico e acompanhamento de uma equipa multidisciplinar, constituída por técnicos das áreas serviço social, educação social e três ajudantes de ação direta, tendo como objetivo a progressiva autonomia destas famílias.


Intervenção Precoce: Tem por objetivo assegurar às crianças a proteção dos seus direitos e o desenvolvimento das suas capacidades, através de ações de Intervenção Precoce; detetar e sinalizar, nos concelhos de Abrantes e Sardoal, todas as crianças com risco de alterações ou com alterações nas funções e estruturas do corpo ou risco grave de atraso de desenvolvimento; intervir em função das necessidades do contexto familiar de cada criança, de modo a prevenir ou reduzir os riscos de atraso no desenvolvimento; apoiar as famílias no acesso a serviços e recursos dos sistemas da segurança social, da saúde e da educação; envolver a comunidade através da criação de mecanismos articulados de suporte social.


Centro de Recursos para a Inclusão: É uma resposta educativa a funcionar em sete agrupamentos escolares, nomeadamente três agrupamentos do concelho de Abrantes e também a Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Mouriscas, um agrupamento do concelho de Sardoal, outro do concelho de Constância e mais recentemente do concelho de Mação. Todas as áreas de intervenção ao nível das terapias (psicologia, terapia da fala, terapia ocupacional, fisioterapia e serviço social) é desenvolvido de forma integrada na escola, no meio natural onde os alunos desenvolvem a sua aprendizagem e contribui para que os estabelecimentos de ensino tenham condições para receberem todos os alunos com necessidades educativas especiais de carácter permanente.

Para além das respostas sociais o CRIA desenvolve vários projetos tais como, FNATES - Festival Nacional de Teatro Especial, CRIARTE-Grupo de Teatro do CRIA, Rancho Folclórico “Quinta das Pinheiras”, Artes plásticas e exposições de pintura e Projeto de Dança Contemporânea - “Murmúrios do Corpo”.


Em termos organizativos, as medidas que enquadram a intervenção têm em conta os problemas específicos dos seus destinatários – pessoas com deficiência e/ou incapacidade, e/ou com outras condicionantes individuais ou sociais que as colocam em situação de desvantagem, pelo agravamento das suas condições de participação e inserção nos quadros normais da vida em sociedade, estando, por isso, em risco de exclusão, por força das limitações que lhe são inerentes pelo tipo de ambiente social em que vivem.
As principais medidas desta Entidade no seu todo assentam em protocolos e acordos com as estruturas responsáveis pela gestão das políticas sociais.


O CRIA tem implementado um Sistema de Gestão de Qualidade certificado pelo EQUASS (European Quality Assurance for Social Services) pelo Assurance Level, reforçando, assim, o comprometimento desta Instituição com a qualidade e a melhoria contínua e garantindo aos stakeholders a qualidade dos serviços prestados. Atualmente está em fase de evolução para o Excellence Level.
CHARITY SPECIALISM
Necessidades educativas especiais
Tax number
501064869
PHONE
+351241379750
FAX
+351241379759
EMAIL
cria-admin@cria.com.pt
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Rua do Pinhal, nº 20
Alferrarede
2200-294 Abrantes

International Bank Account Number
PT50 003500030001305543063
National Bank Account Number
0035000 30001305543063

Centro de Recuperação e Integração de Abrantes
Centro de Recuperação e Integração de Abrantes
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity