Camarate, Portugal | Social Inclusion
Centro Social e Paroquial Nuno Álvares Pereira de São Tiago de Camarate Find out more
Raised
$0.00
Items
0
Followers
0

Sendo a expressão viva da solidariedade da Paróquia de Camarate, promovemos o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, acompanhamos os jovens e famílias em dificuldade e apoiamos as pessoas idosas nas suas necessidades.

Nos últimos anos tem sido nossa preocupação crescer em qualidade pedagógica, em abertura à comunidade e no atendimento e acompanhamento social de todos os que nos procuram, tendo como objectivo primordial o desenvolvimento das suas capacidades cognitivas, relacionais e organizativas. Neste sentido, em Dezembro de 2007, o Centro Social assinou um protocolo com a Segurança Social para acompanhar 110 famílias beneficiárias do Rendimento Social de Inserção.

Missão: Sendo a expressão viva da solidariedade da Paróquia de Camarate, promovemos o desenvolvimento integral e harmonioso da criança, acompanhamos os jovens e famílias em dificuldade e apoiamos as pessoas idosas nas suas necessidades.

Visão:Ser uma instituição de referência, pela qualidade das suas respostas sociais às necessidades da comunidade e pelo envolvimento de todos na solução dos seus problemas.

Valores: Respeito pela dignidade da pessoa humana; Solidariedade; Multiculturalidade; Proteção do Meio Ambiente; Justiça e Paz.


O CSPNAP tem, atualmente, quatro equipamentos: um no Bairro das Loureiras onde funciona a valência Pré-escolar com 100 crianças dos 3 aos 6 anos; dois no Bairro de Sto. António onde funciona, num deles, a valência de creche com 44 crianças dos 4 meses aos 2/3 anos e noutro as valências Creche, com 30 crianças de 2 anos, e Pré-Escolar com 69 crianças dos 3 aos 6 anos.

Temos num quarto equipamento os serviços administrativos, serviços de acção social e a equipa de Rendimento Social de Inserção.

Consideramos importante referenciar algumas das problemáticas diagnosticadas, ao longo dos anos, através do nosso trabalho com as famílias. Das mais frequentes temos:

Monoparentalidade: Uma grande percentagem das nossas crianças está inserida em agregados monoparentais. É frequente mães sozinhas com 3, 4 ou 5 filhos. Constatamos que a maioria são de origem africana.

Trabalho Precário e/ou Desemprego: A maioria dos pais das nossas crianças não tem emprego certo ou fixo, dependendo dos chamados “biscates”. Quando existem contratos de trabalho, normalmente, são com empresas de limpeza o que obriga a horários muito pouco compatíveis com os horários dos filhos. Como consequência desta situação temos os irmãos mais velhos que acordam de manhã vestem os irmãos mais novos, levam-nos ao infantário e de seguida vão para a escola. Temos situações em que estes irmãos não têm mais do que 6/7 anos.

Habitação: Neste campo temos vários factores que suscitam preocupação: Bairros de realojamento onde são criados verdadeiros guetos fechados para o mundo; Bairros de lata onde as condições higienosanitárias são nulas; Rendas altas que o agregado, dificilmente, consegue fazer face, acumulando grandes dívidas acabando em processo de despejo.

Insucesso Escolar: Muitas destas crianças não têm a motivação e o apoio que necessitam para trilhar o seu percurso escolar com sucesso. Os pais indisponíveis, resta à escola a difícil tarefa de os cativar. São crianças que assumem desde cedo responsabilidades para com os irmãos mais novos e para com trabalho doméstico.

Crianças em Perigo: Temos muitas crianças que se encontram em situação de perigo sujeitas a quadros de negligência, maus tratos físicos e psicológicos, violência doméstica, entre outros, que nos são encaminhadas pelo Tribunal de Família e Menores de Loures e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Loures.



Tendo em conta a nossa população, sentimos que temos um longo caminho a percorrer. O apoio a estas famílias torna-se urgente e não pode ser descurado, exigindo da nossa parte um rigor na nossa intervenção.

Perante esta constatação, não podemos esperar que a alteração de vida destas pessoas se efectue de imediato, no entanto, acreditamos que se todos colaborarmos é possível a mudança, porque somos testemunha em que alguns casos ela já existiu.

Para cumprirmos com a nossa missão temos contado com a ajuda de diversas entidades: Segurança Social, Câmara Municipal de Loures, Junta de Freguesia de Camarate, Banco Alimentar Contra a Fome, Banco Farmacêutico, EntrAjuda, Banco dos Bens Doados e particulares anónimos.
CHARITY SPECIALISM
Inclusão Social
Tax number
502346841
PHONE
+351219476893
FAX
+351219487138
EMAIL
centrosocialnap@gmail.com
ADDRESS
Rua Guilherme Gomes Fernandes nº 7B 2680-115 Camarate

Centro Social e Paroquial Nuno Álvares Pereira de São Tiago de Camarate
Centro Social e Paroquial Nuno Álvares Pereira de São Tiago de Camarate
Raised $0.00
Users 0
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity