3750-016, Portugal | Elderly Support
Centro Social de Agadão Find out more
Raised
$0.00
Items
0
Followers
1

O Centro Social do Agadão é uma instituição de cariz social e humanitário que desenvolve a sua ação na área sénior, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos seus clientes através de respostas e serviços personalizados.

O Centro Social de Agadão, adiante designado de CSA, Instituição Particular de Solidariedade Social, foi fundado em 2003, conforme Diário da Republica, 2ª Série – Nº 240 – 16 de Outubro de 2003 e Diário da República, 2ª Série – Nº 125 – 28 de Maio de 2004, com estatutos registados na Direção Geral de Segurança Social, Livro 10 das Associações de Solidariedade Social, sob o nº 43/04, de 2003/11/20.

A sua fundação foi levada a cabo por um grupo de habitantes da freguesia com o intuito de fazer face à inexistência de serviços de apoio social à comunidade da freguesia de Agadão.

Enquadramento Geográfico e Caraterização de Recursos Locais

O CSA encontra-se sediado na localidade de Guistolinha, pertencente à antiga freguesia de Agadão, que em 2013 foi extinta no âmbito da reforma administrativa nacional, tendo sido agregada às freguesias de Belazaima do Chão e Castanheira do Vouga, formando uma nova freguesia denominada União das Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão. Localizada na extremidade sudoeste do concelho de Águeda, Agadão tem como vizinhas as localidades de Belazaima do Chão a sudoeste, Castanheira do Vouga a noroeste, os concelhos de Tondela a leste e Mortágua a sul.

Agadão tem uma dimensão territorial de 39,4 km2 e 373 habitantes (de acordo com o Censos 2011), registando uma densidade populacional reduzida.

Agadão e todas as suas localidades, situadas na encosta da Serra do Caramulo, caracterizam-se, essencialmente, pelo isolamento territorial aliado às diminutas acessibilidades entre elas. De salientar as dificuldades de acesso aos locais aquando do incêndio do verão do ano transato, que devastou uma área significativa dessa região.

Economicamente, a localidade de Agadão tem como principais atividades a agricultura, a exploração florestal e a indústria de exploração de água serrana.

Objetivos de Intervenção

Gerais:

A proposta de construção de um novo equipamento social surge para fazer face ao elevado índice de envelhecimento e dependência da população da freguesia de Agadão e limítrofes, cuja retaguarda familiar não se revela consentânea pelas mais variadas razões, traduzindo-se na necessidade de respostas sociais dirigidas à população idosa, dispersa e isolada.

É neste contexto que se revela a importância da criação das respostas sociais propostas: a institucionalização do idoso em Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) pelo facto de muitos idosos viverem sozinhos e sem apoio e supervisão de familiares que se encontram emigrados e/ou geograficamente distantes; Centro de Dia (CD) e Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) para possibilitar a aproximação do idoso aos serviços de apoio social e de saúde, contribuindo para minimizar o isolamento a que muitos estão sujeitos e melhorar significativamente a qualidade dos serviços de ajuda.

Específicos:

· Proporcionar aos idosos a satisfação das necessidades básicas;

· Proporcionar aos familiares dos clientes da instituição tranquilidade e segurança quando deixam os seus entes na instituição e vão para as suas atividades profissionais;

· Promover e desenvolver atividades lúdicas e ocupacionais aos clientes;

· Promover uma atuação integrada e articulada com os diversos serviços / instituições e agentes com intervenção social de âmbito local;

· Implementar com modernização e qualidade os serviços prestados;

· Garantir condições de segurança aos clientes e colaboradores;

· Melhoria da estrutura funcional/organizacional do CSA;

· Contribuição para a diminuição da taxa de desemprego local.



Descrição do Projeto de Construção do Novo Equipamento Social

Em 2013, deu-se início à construção do Lar de Idosos Manuel Pereira Júnior, com as respostas sociais de ERPI, CD e SAD. Paralelamente à prestação de cuidados à terceira idade, pressupõe a melhoria da qualidade de vida da população em geral e a dinamização económico-social das localidades de Agadão, através da criação de 19 postos de trabalho, privilegiando o princípio de igualdade de oportunidades (sexo, idade, etnia, etc).

O início de atividade está previsto para o segundo semestre de 2015.
CHARITY SPECIALISM
Idosos
Tax number
506604403
PHONE
234658210
EMAIL
geral@csagadao.pt
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Rua Costa do Moínho, nº6
3750 Agadão, Portugal

International Bank Account Number
PT50003600209910026181581
National Bank Account Number
003600209910026181581
BIC/SWIFT
MPIOPTPL

Centro Social de Agadão
Centro Social de Agadão
Raised $0.00
Users 1
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity