Ovar, Portugal | Learning disabilities
CERCIVAR - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Ovar Find out more
Raised
$9.07
Items
5
Followers
5
Bid on amazing once in a lifetime auctions including signed celebrity items, exclusive experiences and more.

Do you have a special item you would like to auction to support our charity?

Shop and support our cause.

Apoiar a (re)integração na vida social e profissional de pessoas desfavorecidas, nomeadamente indivíduos portadores de deficiência e/ou incapacidade, promovendo o exercício pleno da sua cidadania.

A CERCIVAR – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Ovar, nasceu no ano de 1976 mercê da vontade de um grupo de pais e encarregados de educação de crianças e jovens portadores de deficiência.

Dedicou-se, durante os primeiros anos de vida, ao apoio a crianças e jovens, em regime de escola de Ensino Especial.

A CERCIVAR surge do movimento CERCI, nascido após o 25 de Abril de 1974.
No início, esta Instituição era uma Escola de Ensino Especial, situada no centro de Ovar, num edifício cedido gratuitamente pela Santa Casa da Misericórdia. A partir de 2 de Maio de 1980, foi reconhecida como Pessoa Colectiva de Utilidade Pública.

A Direção da CERCIVAR cedo se apercebeu das barreiras existentes para o desenvolvimento integral das capacidades dos seus utentes. Surgiu assim a ideia da construção de um complexo escolar, aonde a ocupação em áreas diversificadas pudesse constituir uma mais valia para a possibilidade de uma integração mais vasta e que correspondesse aos anseios da comunidade. Iniciou-se então, na década de 80, a construção do centro de pré-profissionalização, num espaço de cerca de 10 000 m², cedidos pela Câmara Municipal de Ovar, transformado no que é hoje o Centro de Formação Profissional e abrangendo áreas tais como a Carpintaria, Serralharia, Pintura, Estofador, Costura, Agro-pecuária, Estação de Serviço, Mecânica, Construção Civil, etc.

Para a concretização deste objetivo foi fundamental o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Nos anos 90 passou a CERCIVAR a dispor de uma estrutura para o encaminhamento e apoio a alunos com deficiências graves e moderadas – Centro de Atividades Ocupacionais – concretizado face ao acordo de cooperação entretanto celebrado com o serviço Sub-regional de Aveiro da Segurança Social.

Ainda na década de 90, iniciamos o serviço de apoio domiciliário a pessoas com Acidentes Vasculares Cerebrais, tendo como parceiros o Hospital e Centro de Saúde de Ovar, a Câmara Municipal de Ovar, as Juntas de Freguesia de Ovar e S. João, o Centro de Promoção Social do Furadouro e a Liga dos Amigos do Hospital de Ovar – projeto pioneiro no distrito de Aveiro sendo que, nos dias de hoje, este serviço é complementado com o apoio domiciliário a pessoas idosas e com dificuldades.

Sendo uma Instituição de Reinserção Social e Integração Social por excelência, a CERCIVAR é membro da Comissão Local de Ação Social, mantendo protocolos de cooperação com a Câmara Municipal de Ovar, a Equipa Coordenadora de Apoios Educativos de Ovar e Estarreja. A CERCIVAR apoia um total de 172 utentes, distribuídos pelas várias valências (educativa, formação profissional, atividades ocupacionais, apoio domiciliário, lar residencial e residências autónomas), provenientes dos concelhos de Ovar, Estarreja, Murtosa, Santa Maria da Feira e São João da Madeira, para o que possui um quadro de pessoal de 58 funcionários (professores, educadores, auxiliares, monitores, psicólogos, técnicas de serviço social, médico, administrativos e outros).

Os Utentes são transportados em meios de transporte da instituição. Um dos principais problemas que se tem vindo a colocar à instituição prende-se com a redução das capacidades físicas dos utentes e o envelhecimento dos seus encarregados de educação, originando assim dificuldades ao nível do meio familiar, provocadas por doença, idade avançada ou mesmo morte. Para obviar este problema, em 2001 foi inaugurado um lar Residencial, na mesma data que se lançava a primeira pedra para o Complexo Residencial que veio a ser inaugurado em 2013.
CHARITY SPECIALISM
Necessidades educativas especiais
Tax number
500594171
PHONE
+351256579640
FAX
+351256572565
EMAIL
cercivaripss@gmail.com
WEBSITE
ADDRESS
Rua da Cercivar

International Bank Account Number
pt50003505730002707823064
National Bank Account Number
003505730002707823064
BIC/SWIFT
cgdiptpl

CERCIVAR - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Ovar
CERCIVAR - Cooperativa de Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Ovar
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity