Rua de Vilar, 4050 Porto, Portugal | Social Inclusion
Espaço t - Associação Para o Apoio à Integração Social e Comunitária Find out more
Raised
$14.53
Items
3
Followers
9
Bid on amazing once in a lifetime auctions including signed celebrity items, exclusive experiences and more.

Do you have a special item you would like to auction to support our charity?

Shop and support our cause.

Promoção da inclusão social de pessoas através da arte, promovendo actividades culturais, artísticas e formativas.

O Espaço t surge num contexto social no qual a necessidade de novos instrumentos no combate à exclusão se torna premente. Um grupo de profissionais das áreas da saúde e das artes mobilizaram conhecimentos e, sobretudo, muito empenho para a criação de uma realidade sustentada por um objectivo primordial: o combate à exclusão social adoptando a Arte, linguagem das emoções, como um instrumento privilegiado de comunicação. Assim, em 1994, nasceu o Espaço t. Ao fomentar a criatividade como linguagem comum, o Espaço t pretende despertar nos/nas seus/suas utentes, formandos/as e restantes utilizadores/as, uma participação social activa, consciente e livre. Desta forma, o trabalho que é desenvolvido diariamente nas instalações desta Instituição agrega diferentes departamentos de intervenção interrelacionadas, sendo que estes departamentos trabalham para atingir dois grandes objectivos:
1 – Integração de indivíduos com problemas bio-psico-sociais e indivíduos ditos “normais” através da arte
2 – Desenvolvimento da cultura Espaço t com objectivo de promover a aceitação da diferença
Para atingir estes objectivos o Espaço t divide-se em vários departamentos e assenta em três pilares que interagem entre si, com vista à obtenção dos objectivos propostos por esta instituição:

ACÇÃO SOCIAL
• Ateliers de Desenvolvimento Pessoal e Artístico
• Gabinetes de Emprego
• Brigadas Espaço t
• Linha Urgência Espaço t

FORMAÇÃO
• CESFOR – Centro de Empreendedorismo Social e de Formação
• Projecto CERCAR-TE E5G – Programa Escolhas

CULTURA
• Revista Espaço Con(tacto)
• Corpo Evento: Ciclo de Espectáculos em Teatro e Dança
• Galerias (Galeria Espaço t, Galeria Itinerante Espaço t, Quase Galeria)
• Congressos
• Clube UNESCO Espaço t
• Arte Pública
• Loja da Felicidade

ACÇÃO SOCIAL
• Ateliês de Desenvolvimento Pessoal e Artístico 
O Espaço t, através do Departamento de Desenvolvimento Pessoal e Artístico (DPA) promove, semanalmente, cerca de trinta ateliês (Teatro, Dança, Pintura, Jornalismo, Tai-Chi-Chuan, Educação Física, Musicoterapia, Fotografia, Expressão Musical, Manualidades, Informática, Jardinagem, Escrita Criativa, Cinema, entre outros), orientados por profissionais de cada área. Estes ateliês são dirigidos a grupos heterogéneos, numa perspectiva de integração total. Também dentro deste departamento o Espaço t possui um Gabinete de Psicologia que promove o apoio inter-ateliês, através da realização semanal de Dinâmicas de Grupo, com o objectivo de promover a reflexão sobre o trabalho desenvolvido nos ateliês e o treino de competências pessoais e sociais. Este gabinete promove ainda, consultas individuais sempre que necessário. 
• Gabinetes de Emprego
O Espaço t possui dois departamentos de emprego / Gabinetes de Inserção Profissional que dão apoio aos utentes na procura de emprego ou formação profissional, a funcionar no Porto e na Filial da Trofa.
• Brigadas Espaço t
Têm por objectivo disseminar a criação de ateliês junto de outras instituições terapêuticas, ou outras, que solicitem a execução dos mesmos fora da realidade física do Espaço t. Trata-se de uma replicação no exterior de cursos e Workshops desenvolvidos por esta instituição.
• Linha Urgência Espaço t 707 201 076
É um serviço telefónico que surge como resposta à necessidade de apoiar telefonicamente as pessoas que atravessem momentos de crise e situações de angústia (depressão, tentativas de suicídio, exclusão, etc).


FORMAÇÃO

• Centro de Empreendedorismo Social e de Formação
O CESFOR assume como missão específica apoiar a (re) integração na vida activa e profissional de grupos desfavorecidos através da concepção, promoção e execução de projectos formativos.
Ao direccionar as suas actividades educativas e formativas a grupos carenciados, dotando-os de competências pessoais e profissionais, este departamento actua com um objectivo: O combate à exclusão social pela integração profissional. Paralelamente a estas actividades, o CESFOR promove acções de formação contínua (seminários, workshops, acções de sensibilização) dirigidas a técnicos de saúde e técnicos da área social. A grande ambição deste departamento é pois a de implementar uma verdadeira Escola Total onde se preconize a formação-ação, enquanto forma de organização da formação centrada em metodologias dinâmicas que valorizem a aprendizagem e constituam elementos facilitadores da autonomia e do desenvolvimento pessoal.

• Projecto CERCAR- TE – E5G – Programa Escolhas
Projecto desenvolvido no âmbito do Programa Escolhas E5G a funcionar no Bairro do Cerco.
Trata-se de um bairro de habitação social, situado na zona oriental da cidade do Porto. O consórcio deste projecto é constituído: Agrupamento de Escolas do Cerco; Comissão de Protecção de Crianças e Jovens – Porto Oriental; Direcção Regional Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude; Fundação da Juventude; Fundação de Serralves; Junta de Freguesia de Campanhã; Movimento SOS Racismo. O projeto pretende potenciar a inclusão social de crianças, jovens e famílias em situação de vulnerabilidade, dotando o bairro de respostas integradas que combatam o abandono, absentismo e insucesso escolar, promovam a aquisição de competências, apoiem a empregabilidade e a inserção profissional e fomentem a literacia digital. Este protejo actua em 5 áreas de forma a responder às necessidades identificadas, sendo estas: CIEPRE – Centro de Informação e Encaminhamento para Respostas Educativas; CEPJ – Centro de Encaminhamento Profissional Juvenil; CAL – Centro Artístico Local; CID@NET – Centro de Inclusão Digital; CEJ – Centro de Empreendedorismo Juvenil. O projeto Cercar-te E5G é responsável pela dinamização de uma Escola de Rugby, federada da Associação Portuguesa de Rugby.

• Formação
O Espaço t, através do Departamento de Comunicação e Imagem, elabora e divulga a acção cultural da instituição, de forma, a que o trabalho diário desenvolvido seja sedimentado no exterior, estabelecendo-se canais de comunicação com os media, as instituições e a sociedade em geral. A realização de eventos artísticos, culturais e sociais permite reflectir sobre aquilo que é a “cultura Espaço t”, sensibilizando a população em geral para problemas sociais e de grupos de risco, promovendo a aceitação da diferença.

CULTURA
• Revista Espaço Con(tacto)
Em 1998, foi editado o primeiro número da Revista Con(tacto). Desde então, foram publicados 18 números, com periodicidade anual e distribuídos em todo o território nacional. Trata-se de uma publicação de design universal, editada em Braille, áudio e negro possibilitando a uma maior diversidade de pessoas, fácil acesso a um vasto leque de informações actualizadas e de âmbitos diversificados. Conta com a colaboração de profissionais de diferentes áreas que, voluntariamente fazem desta revista um meio de comunicação, com qualidade, para todos/as. Para além de personalidades convidadas, os nossos alunos com a ajuda de profissionais elaboram conteúdos para esta revista. Os conteúdos da revista “Espaço Con(tacto)” respeitam sempre temáticas que estimulem a curiosidade, a reflexão e a sensibilidade de quem a concebe e dos seus leitores.
• Corpo Evento - Ciclo de Espectáculos em Teatro e Dança
O Corpo Evento é um Ciclo de Espectáculos em Teatro e Dança que tem por objetivo funcionar como um espaço de integração de acordo com os conceitos de trabalho integrado e incluso. Realizado desde 1998, criou já um público assíduo que segue este evento (última edição contou com a presença de cerca 1000 espectadores). O Espaço t realiza anualmente este ciclo, presentemente na 16ª edição que nos últimos anos tem decorrido no Rivoli – Teatro Municipal. Oito grupos do Espaço t e seis grupos convidados de várias instituições (hospitais psiquiátricos, estabelecimentos prisionais, Cercis, APPCDM, etc.), apresentam as suas criações de palco, durante cerca de 15 dias. Pessoas com características bio-psico-sociais diferentes mostram em palco que se transcendem e que são capazes de emocionar a plateia, não por serem diferentes da norma padronizada mas antes por conseguirem ser protagonistas da sua vida, mostrando que todos/as temos uma papel a desempenhar que é de cada um por direito próprio.
• Galerias
1 - Galeria Espaço t
A Galeria de Arte do Espaço t pretende com a realização de 6 exposições anuais, ser um espaço de convergência de diferentes tipos de Arte, desde a arte “marginal” até à arte contemporânea. É assim um laboratório de experimentação artística, tendente à criação de novos conceitos de Arte, nomeadamente: a arte como forma de comunicação transversal entre diferentes públicos; a arte como forma de integração de grupos, numa sociedade cada vez mais segregada e segregadora. Uma oportunidade para os nossos utentes exporem, mas também para toda a comunidade interessada, que de outra forma não teriam oportunidade de expor. O estético está lá, nós queremos ir para além dele… 
2 - Galeria Itinerante Espaço t
Com os mesmos fins da Galeria Espaço T, é um novo espaço expositivo ao alcance de todos, nas instalações da Delegação da Espaço T na Trofa. 
3 - Quase Galeria
Uma galeria de arte contemporânea com um fim bem definido: apresentar arte contemporânea portuguesa nesse espaço, dentro de outro espaço, onde cada exposição será uma fusão de espaços podendo mesmo emergir num só espaço. Com este conceito pretendemos criar uma nova visão do Espaço t, como local onde outros públicos, outros seres podem mostrar a sua arte, desta vez não terapêutica mas sim uma arte no sentido mais real do termo que forçosamente será também terapêutico, pois tudo o que produz bem-estar ao individuo que o cria é terapêutico. Com o apoio de várias galerias e com a comissária e amiga Fátima Lambert, temos o projecto construído para que ele possa nascer de um espaço e valorizar novos conceitos estéticos contribuindo para a interacção de novos públicos no espaço com os públicos já existentes, promovendo assim, e mais uma vez a verdadeira inclusão social.
Queremos que com esta Quase Galeria o Espaço t abra as portas ainda mais para a cidade como ponto de partida para criar sinergias de conceitos, opiniões se interacções entre humanos com o objetivo com que todos sonhamos – A Felicidade.
• Congressos
O Espaço t realiza congressos bianuais, com o objectivo de discutir temáticas pouco debatidas neste género de iniciativas. O Espaço t promove um espaço de reflexão sobre a importância dos afetos e outros assuntos prementes no desenvolvimento do Ser Humano.Pensar a felicidade, a morte, o sexo, o desejo, o onírico… como algo primordial para a evolução e o bem-estar do próprio indivíduo e da sociedade onde ele está inserido. Será também uma oportunidade para pensar nestes assuntos numa perspetiva terapêutica e difundir a forma de expressão e cultura do Espaço t.
Assim, ao longo de dois dias, diversos palestrantes de diferentes nacionalidades e de várias áreas discutem sobre estas temáticas, de forma a promover a reflexão junto do público.
• Clube UNESCO Espaço t
O Espaço t inaugurou em 2008, o seu Clube UNESCO. A cerimónia de inauguração contou com a presença do Presidente da Comissão Nacional da UNESCO, o Embaixador Fernando Andresen Guimarães.
O Espaço t moveu esforços no sentido de implementar este clube, que se baseia nos seguintes pilares:
1- Promoção de uma cidadania mais consciente e participativa, incutindo aos/às seus/suas destinatários/as uma alteração de mentalidades e de comportamentos;
2- Enquanto Instituição de Apoio à Integração Social, demonstrar a sua responsabilidade social e participação cívica, adoptando políticas ambientais;
As atribuições do Clube UNESCO Espaço t passam por colaborar e/ou cooperar com instituições locais, regionais, nacionais e transnacionais, nas acções e realizações que tem ligação com os objectivos da UNESCO, em particular com a Comissão Nacional da UNESCO; suscitar e encorajar a defesa dos valores proclamados pela UNESCO, procurando e promovendo os meios eficazes para atingir os mesmos; contribuir para a promoção do exercício de uma cidadania mais consciente e participativa em torno das questões ambientais.
Expostas as atribuições genéricas, propomo-nos abordar temas como: a desertificação, escassez de água, a reciclagem, bio-diversidade, alterações climáticas, aquecimento global, desenvolvimento sustentável, diálogo intercultural, arte e património, entre outros.
O Clube UNESCO Espaço t é membro fundador da Federação Portuguesa de Associações, Centros e Clubes UNESCO – FPACU, tendo assumido desde a sua fundação a presidência deste organismo. A FPACU é membro da WFUCA – World Federation of UNESCO Clubs, Centers and Associations, Membro da Comissão Executiva da Federação Europeia de Associações, Centros e Clubes UNESCO - FEACCU.
• Arte Pública
O Espaço t, periodicamente convida artistas residentes em Portugal e no estrangeiro a intervir com os seus trabalhos em locais públicos (Ruas, Estações de Caminhos de Ferro, Estações de Metro, etc.), demonstrando que a arte pode ser um instrumento preponderante na revitalização e humanização de lugares de utilização pública, contribuindo para uma maior sociabilização e satisfação de todos.
Objectivos:
- Descentralizar a criação artística contemporânea, levando esta iniciativa cultural a locais habitualmente conotados com outras actividades, possibilitando deste modo a criação de sinergias entre áreas consideradas como pólos de interesse distintos.
- Criação de novos públicos
- Demonstrar e divulgar a expressão artística como um instrumento privilegiado de intervenção social.

Exposições
Homem T – Um Projeto de Felicidade” – Exposição de Arte Publica, Avenida dos Aliados, Porto, 2009
“Criar um lugar – intervenção pública de arte contemporânea”, Estação Metro Casa da Música, Lojas de S. Catarina e Estação de S. Bento 2004
“Olhar os outros – intervenção fotográfica”, Fachadas da Faculdade de Ciências (actual reitoria), 2002
“Cavalo de ferro em formato XL – exposição de fotografia”, Estação de S. Bento, 1996

• Loja da Felicidade
Procurando alcançar uma maior sustentabilidade das suas actividades, o Espaço t abriu a Loja da Felicidade. Esta loja solidária, contou com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian.
A loja, com projecto de decoração do ateliê de Susana Camelo, conta ainda com o apoio da Q’ria Ideias. Empresas como a Portugal Genial; Confiança – Saboaria e Perfumaria; Expoconser –Exportadora de Conservas, Herdade de Esporão; Jubileu, Sogevinus Fine Wines, entre outros associam – se a esta loja.
Neste novo espaço, para além de publicações várias, estão à venda produtos tão diferentes, unidos pela condição de proporcionarem sensações de Felicidade.
CHARITY SPECIALISM
Inclusão Social
Tax number
503532479
PHONE
+351226081919
FAX
225431041
EMAIL
dci@espacot.pt
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Rua de Vilar, 54
4050-625 Porto

International Bank Account Number
PT50 0035 0196 00006979730 05
National Bank Account Number
0035 0196 00006979730 05

Espaço t - Associação Para o Apoio à Integração Social e Comunitária
Espaço t - Associação Para o Apoio à Integração Social e Comunitária
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity