2005-177 Santarém, Portugal | Health
Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico Find out more
Raised
$0.00
Items
0
Followers
0

Contribuir para autonomização e melhoria da qualidade de vida da pessoa com doença mental grave, criando meios que favoreçam a sua reintegração sócio-familiar e profissional, apoiando os seus cuidadores e ações de combate ao estigma.

A FARPA – associação de familiares e amigos do doente psicótico – constituiu-se como IPSS, entidade sem fins lucrativos e de utilidade pública em 1998, e tem como objetivo promover e apoiar ações de reabilitação, quer ao nível da saúde mental, quer ao nível da inserção sócio-profissional e familiar, dirigida às pessoas com doença psiquiátrica. Mantém em funcionamento desde janeiro de 2005 o Fórum Sócio-Ocupacional, em instalações exíguas e provisórias gratuitamente cedidas por um particular da nossa comunidade. Com acordo de cooperação «atípico» com a Segurança Social e as mensalidades dos utentes (baixas devido aos rendimentos limitados da maioria destas famílias) e a cotização dos associados, gere um curto orçamento para um equipamento que visa a reabilitação familiar e sócio-profissional de 10 pessoas (apoiando a esta data 13 pessoas) com desvantagem psíquica permanente ou transitória – maioritariamente com esquizofrenias e doença bipolar. 

Abrange oito concelhos do Distrito de Santarém, formalizando parcerias para responder às mais diversas necessidades dos utentes e das solicitações constantes de apoio que recebe, nomeadamente com o Hospital Distrital de Santarém, a Segurança Social, a autarquia, entre outras. Tem na Câmara Municipal de Santarém um parceiro fundamental na sua continuidade, tendo-nos cedido um terreno e o projeto de arquitetura para a construção de raiz da nova Unidade Sócio-Ocupacional para 30 vagas. A concretização desta obra permitirá, não só reabilitar mais pessoas, mas também melhorar e alargar as ofertas da Instituição que passam já pela formação de futuros profissionais através dos estágios que recebe, programas de psicoeducação para doentes e para famílias, entre outras. 

Apesar da sua pequena dimensão, esta Instituição tem trabalhado para e com a comunidade na divulgação do seu trabalho através da formação de profissionais das mais diversas áreas, promoção da saúde mental nas Escolas, intervenção na comunidade, iniciativas de combate ao estigma, apoio psicossocial ao domicílio e também na angariação de fundos que visem a sua sustentabilidade a curto e médio prazo, bem como para conseguir uma «almofada financeira» fundamental para o arranque da construção, para a qual contamos ainda com o suporte de eventuais candidaturas que surjam e em que este projeto seja elegível. Por isso, muitas têm sido as iniciativas promovidas com a comunidade ribatejana, que veemente tem correspondido aos apelos diligenciados p’l A FARPA em eventos dinamizados (podem ser acedidos através da nossa página ou do facebook).

CHARITY SPECIALISM
Saúde
Tax number
504 798 839
PHONE
+351243352600
EMAIL
a.farpa@sapo.pt
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Dep. Psiquiatria Saúde Mental, Hospital Distrital de Santarém E.P.E, Av. Bernardo santareno 2005-177 Santarém

International Bank Account Number
PT50 0007 0000 0045 2579 0122 3
National Bank Account Number
0007 0000 00452579012 23

Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico
Associação de Familiares e Amigos do Doente Psicótico
Raised $0.00
Users 0
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity