2660-215 Santo António dos Cavaleiros, Portugal | Health
AMARA - Associação pela Dignidade na Vida e na Morte Find out more
Raised
$0.00
Items
0
Followers
0

A AMARA propõe-se fazer um acompanhamento psico-existencial de pessoas com doença crónica, avançada e progressiva e suas famílias, no domicílio, hospitais, e outras instituições. Preparar voluntários e profissionais de saúde para esse fim.

Fruto da inspiração de Tsering Paldrön (Emília Teresa Marques Rosa) e do trabalho incansável de Miguel Borges, a AMARA – Associação pela Dignidade na Vida e na Morte, foi fundada em finais de 2003. Foi reconhecida com o estatuto de IPSS com fins de saúde em 2005, com o objectivo de acompanhar e apoiar pessoas com doença grave e os seus próximos.

A associação nunca se perspectivou como veículo de crenças religiosas; antes pelo contrário, propôs-se desde do início acolher todos que nela procuravam apoio ou que, através dela e do seu sistema de voluntariado, pretendessem prestar serviço ao outro sem qualquer restrição de crença ou fé. Assim, e dada à carência manifesta de estruturas de apoio a pessoas com doença crónica, avançada e progressiva, de cuidados paliativos e continuados e ao tabu instituído à volta do tema da morte na sociedade ocidental, a associação rapidamente ganhou expressão.

Em 2004 a AMARA deu início ao seu programa de formação cujo foco primário é o curso “Vida e Morte: a mesma Preparação” dirigido a particulares e profissionais de saúde. Este curso, concebido na sua versão original por Helena Aitken, foi estabelecido como requisito imprescindível à prática do voluntariado em nome da AMARA mas é proposto também como elemento importante para o desenvolvimento pessoal de qualquer pessoa interessada nas questões da vida e da morte. Mantendo-se como pilar principal da formação não só de potenciais voluntários mas também de profissionais de saúde, o curso tem sofrido alterações ao longo dos anos sendo que atualmente é ministrado em dois módulos: Módulo 1: “Enfrentar os nossos medos da vida e da morte” e Módulo 2: “A relação de ajuda com o doente e sua família”.

Em 2005 o curso de base “Vida e Morte: a mesma Preparação” foi foco de uma bolsa de investigação concedida pela Fundação Calouste Gulbenkian. Esta bolsa permitiu formar mais de 200 profissionais de saúde com objectivo de estabelecer o seu impacto nesta população ao nível do esgotamento emocional e qualidade da relação de ajuda com o doente. Em 2009 os resultados (link) foram apresentados ao público em Viena (Áustria), no 11º Congresso da Associação Europeia de Cuidados Paliativos e em Lisboa, no 16º congresso da Associação de Psicoterapia.

Para além dos seus voluntários e demais interessados, todos os anos a Amara forma profissionais de saúde quer através da sua participação em cursos de pós-graduação em Cuidados Paliativos, Cuidados Continuados e Enfermagem Oncológica (link), quer através de iniciativas levadas a cabo dentro de instituições de saúde (link) com o apoio de patrocinadores oficiais (link).

Visando a formação contínua dos voluntários da associação foram também desenvolvidos workshops complementares ministrados por técnicos devidamente especializados nas respectivas áreas. Alguns destes workshops são integrados nas sessões regulares de supervisão dos voluntários. Em 2013 foi lançado igualmente um curso complementar A Escuta Ativa Segundo A Abordagem Centrada Na Pessoa. (link)

Ao longo dos anos Amara tem promovido igualmente workshops abertos ao público em geral focando três áreas principais: A Espiritualidade, a Relações de Ajuda e Relações Interpessoais. Dentro dos workshops de Espiritualidade a AMARA tem realizado desde 2010 um retiro de quatro dias: Ars Moriendi – O acompanhamento espiritual de doentes em fim de vida. Este retiro espiritual destina-se a aprofundar os conhecimentos sobre as tradições Budista e Cristã perante a morte e o acompanhamento dos doentes.

Contando com o apoio de vários parceiros e patrocinadores a Amara tem, desde 2005, celebrado anualmente o Dia Mundial de Cuidados Paliativos com eventos abertos ao público visando a divulgação do trabalho da associação e a promoção geral dos cuidados paliativos e continuados. Dentro destas iniciativas destacam-se a exposição Amor-te na Mãe de Água, Jardim das Amoreiras (Museu da Água) e a conferência pública e lançamento do livro “Morrer de Olhos Abertos” (ed. Casa das Letras) (2006) e a Tertúlia “Viver Bem para Morrer Bem” no Museu da Eletricidade (2013). A Associação tem aproveitado as comemorações anuais para também lançar as suas publicações.

O trabalho da associação ao longo dos anos não teria sido possível sem a colaboração generosa dos seus parceiros e patrocinadores que têm apoiado a Amara com contribuições que têm ido desde de donativos / patrocínios financeiros, cedência de espaços, colaborações profissionais até donativos em géneros. Em 2004 a AMARA foi também distinguida com o Prémio Bristol Myers Squibb “Saúde na Comunidade”.

Ao longo dos anos a AMARA tem celebrado protocolos (link) com várias instituições com o objectivo de oferecer um cuidar mais completo e humano a todos que enfrentam o fim da vida. A associação continua a oferecer as suas formações a particulares e profissionais de saúde dentro e fora das instituições (link) onde trabalham bem como a participar em fóruns públicos com intervenções (link) destinados a promover o seu trabalho e os cuidados paliativos e continuados. Neste momento, AMARA procura concentrar seus esforços no alargamento da sua rede de voluntários e em encontrar formas de melhorar a qualidade de vida das pessoas e famílias que acompanham.

CHARITY SPECIALISM
Saúde
Tax number
506 634 841
PHONE
+351915474467
EMAIL
amara@amara.pt
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Rua Alves Redol 4, 4ºC

International Bank Account Number
PT50001000003301014000111
National Bank Account Number
001000003301014000111
BIC/SWIFT
BBPIPTPL

AMARA - Associação pela Dignidade na Vida e na Morte
AMARA - Associação pela Dignidade na Vida e na Morte
Raised $0.00
Users 0
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity