4690 Espadanedo, Portugal | Social Welfare
Associação de Solidariedade Social de Espadanedo Find out more
Raised
$0.00
Items
0
Followers
0

Apoio e integração da pessoa portadora de deficiência residente no concelho de Cinfães

A Associação de Solidariedade Social de Espadanedo foi fundada em 2006 por registo Notarial no Cartório Notarial de Cinfães e reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social em 11/01/2007, no registo lavrado pela inscrição n.º 14/07, a fls. 108 verso e 109, do Livro n.º 11 das Associações de Solidariedade Social, pela Direção Geral da Segurança Social, tendo como fim principal o apoio e integração da pessoa portadora de deficiência residente no concelho de Cinfães.

Esta caminhada começou com um grupo de Homens e Mulheres que é justo e de reconhecimento aqui mencionar: - Dr. Manuel António Ferreira Rabaça;

- Pde. Armindo da Rocha Pinto de Almeida;

- Carlos Alberto Pinheiro de Sousa;

- Prof. Carlos Pinheiro de Brito;

- Manuel Armindo da Silva Pinto;

- António Teixeira Alves de Melo;

- Prof. Paula Bernardete Vieira Ribeiro;

- Manuel Fernando Pereira Rodrigues;

- Fernando Maria Pinheiro Cardoso;

- Manuel Jorge Nunes de Sousa;

- Sara Cristina Soares Ferreira;

- Vitor Manuel Alves Moreira;

- Filomena Rodrigo Moreira Cardoso;

- Dra. Mafalda Sofia Vieira Brochado;

- Dr. Rui Manuel Fernandes Correia;

Altruisticamente e com o espírito de solidariedade este grupo iniciou a caminhada para que esta Associação ganhasse forma fixando um objetivo em tudo arrojado e de enorme responsabilidade para que a sua área de atuação se define-se a todo o concelho de Cinfães, transformando esta nova IPSS na única a atuar e a dar resposta à problemática da deficiência.

Logo após estas metas traçadas, três entidades se tornaram nas principais parceiras para conseguirmos prosseguir esses objetivos:

- Município de Cinfães;

- Junta de Freguesia de Espadanedo;

- Fábrica da Igreja Paroquial de Espadanedo.

Era necessária agora mostrarmo-nos à sociedade e dizer que estávamos prontos para começar o nosso trabalho. Tal aconteceu no dia 1 de Fevereiro de 2008, quando fizemos a nossa apresentação pública no Salão Paroquial da Freguesia de Espadanedo, dando-nos a conhecer à Câmara Municipal de Cinfães, às Juntas de Freguesia, às Associações de Solidariedade Social, à Rede Social e à Imprensa local.

Começou então o nosso trabalho no terreno com uma equipa de voluntários que iniciaram os contactos e processos de recrutamento dos utentes, com base num documento fornecido pela Rede Social. Esse trabalho foi o primeiro alicerce realizado por uma Psicóloga, por uma Assistente Social, por uma técnica Animadora Sociocultural e por outras pessoas voluntárias, que hoje constituem a equipa de apoio dos nossos jovens.

Mas como oficialmente não obtínhamos qualquer indicação e como somos pessoas determinadas, resolvemos realizar uma iniciativa para alertar os decisores de que não poderíamos cair em esquecimento, pois queríamos começar a trabalhar o mais depressa possível. Reunimos todos os utentes que haviam sido previamente selecionados para integrarem o nosso centro, batemos a algumas portas de amigos nossos e conscientes da grandeza desta causa e realizamos a primeira iniciativa da Associação de Solidariedade Social de Espadanedo – a quinzena “Jogando Com a Diferença”. Realizada de 30 de Junho a 12 de Julho de 2008, nas instalações que agora nos estão adstritas, jogamos, pintamos, sorrimos e choramos no primeiro contacto de afetividade e de relacionamento com pessoas consideradas diferentes, que de diferença apenas têm como qualquer um de nós o aspeto físico.

Na festa de encerramento desta atividade, todas as entidades e famílias convidadas sentiram, tal como todos nós, todo o trabalho, o profissionalismo, o afeto e a empatia criados com os nossos utentes, que agora terminava e não se sabia quando regressaria.

Mas este afastamento não foi muito duradouro, pois em Setembro de 2008, recebemos uma notificação do Instituto da Segurança Social – Centro Distrital de Viseu, para no dia 16 desse mês marcarmos presença no Governo Civil de Viseu para a assinatura do Acordo de Cooperação entre este organismo e a nossa Associação para darmos início ao Centro de Atividades Ocupacionais, com resposta para quinze utentes.

Tínhamos luz verde para arrancar e era urgente começarmos o nosso trabalho. A Junta de Freguesia de Espadanedo cedeu-nos as instalações no edifício sede da Junta de Freguesia, a Fábrica da Igreja Paroquial de Espadanedo cedeu-nos o refeitório, de imediato começamos as obras de adaptação e em 13 de Outubro desse mesmo ano, entrou em funcionamento o primeiro Centro de Atividades Ocupacionais que presta apoio a 16 pessoas portadoras de deficiência e multideficiência, oriundas de nove freguesias do Concelho.

CHARITY SPECIALISM
Ação Social
Tax number
507 309 006
PHONE
+351255649027
EMAIL
sonia.leal@assespadanedo.com
WEBSITE
ADDRESS
Lugar da lavra, nº 250


Associação de Solidariedade Social de Espadanedo
Associação de Solidariedade Social de Espadanedo
Raised $0.00
Users 0
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity