Lisboa, Portugal | Social Inclusion
Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência Find out more
Raised
$0.00
Items
0
Followers
0

Promover a inclusão das pessoas com deficiência através da sua arte, criando-lhes oportunidades para que se manifestem socialmente, chamando a atenção dos responsáveis e público em geral para as potencialidades e direitos destas pessoas.

Com uma experiência de trabalho de 27 anos a ANACED defende que a Arte produzida por artistas portadores de deficiência (ARTE DE), constitui sempre, um contributo para o património cultural, tão válido como o de qualquer outro artista e a sua desvalorização é indicadora de preconceito ou irracionalidade presunçosa da crítica e de quem tem o poder de validar o que é ou não é arte. Nestes casos a ANACED tem o dever de, por um lado denunciar o preconceito e, por outro, de dar visibilidade ao trabalho desses artistas.

Defende que o património artístico e cultural (ARTE PARA) deveria ter subjacente a preocupação de proporcionar a acessibilidade das pessoas com deficiência ao seu conhecimento e de lhes oferecer as emoções e sugestões éticas e estéticas que fazem parte integrante do desenvolvimento de todas as pessoas. Nestas situações, a ANACED não só informa e incentiva o conhecimento e contacto com esse património como combate e alerta para as barreiras físicas, psicológicas e sociais que, frequentemente constituem um obstáculo a esse conhecimento e contacto.

Defende que a pessoa humana é por natureza criativa. Sem criatividade não há sobrevivência, nem comunicação, nem identidade e, por isso, a criatividade (CRIATIVIDADE PARA) é uma competência e um atributo que, não só deve, como tem de fazer parte integrante do processo de educação e reabilitação das pessoas com deficiência. Nesta perspectiva a ANACED apoia e promove todas as iniciativas que estimulem e desenvolvam a criatividade destas pessoas.

Defende que é também pela criatividade que cada um expressa a sua identidade e pode construir a originalidade da sua participação social e, por isso, a criatividade das pessoas com deficiência (CRIATIVIDADE DE) constitui-se como meio principal de exercício dos seus deveres e de afirmação dos seus direitos de cidadania. Neste âmbito, a ANACED cria e aproveita todas as oportunidades para valorizar a criação artística destas pessoas, de forma a levar a sociedade a repensar as suas concepções sobre deficiência.

É neste âmbito que vem tentando abrir caminhos e encontrar soluções para que os artistas portadores de deficiência, tal como os outros, contribuam para enriquecer o património artístico da nossa sociedade e, com essa participação, elevem o nível de humanidade e grandeza dessa mesma sociedade.

1. Para realização dos seus objectivos, a ANACED desenvolve as seguintes actividades:

a) Actualiza e organiza uma Base de Dados Artística;

b) Participa e intervêm em acções de difusão e debate sobre questões relacionadas com a defesa e a visibilidade dos direitos das pessoas com deficiência no que concerne a matérias relacionadas com o seu campo de actuação;

c) Dá pareceres e recomendações sobre questões ligadas ao seu âmbito de actuação que venham a ser suscitadas;

d) Divulga, através de todos os meios ao seu alcance, as actividades realizadas pelos artistas com deficiência e eventos de cariz artístico, cultural e formativo;

e) Edita e publica, sob qualquer forma, Manuais, Catálogos, Agendas Culturais, Programas e Directórios que contribuem para a divulgação das obras artísticas das pessoas com deficiência e das Boas Práticas que promovem o desenvolvimento e a participação destas pessoas nas áreas artística e cultural;

f) Promove acções de sensibilização na sua área de actuação;

g) Organiza e apresenta exposições de Artes Plásticas;

h) Promove Encontros e cursos de formação dentro da temática da inclusão das pessoas com deficiência através da arte;

i) Realiza projectos de investigação;

j) Estabelece Protocolos com outras entidades sobre matérias respeitantes à protecção dos Direitos dos artistas com deficiência;

l) Colabora com outras instituições e entidades nacionais e internacionais, que tenham objectivos comuns aos seus;

m) Acompanha e divulga as actividades dos seus Núcleos;

n) Elabora candidaturas a projectos e fundos aprovados por lei;

o) Promove e participa em quaisquer outras atividades que se adeqúem à sua finalidade.

CHARITY SPECIALISM
Inclusão Social
Tax number
502 471 263
PHONE
+351213636836
EMAIL
anaced@net.sapo.pt
FACEBOOK
WEBSITE
ADDRESS
Rua do Sitio ao Casalinho da Ajuda

International Bank Account Number
PT50 0033 0000 00255755439 05
National Bank Account Number
0033.0000.00255755439.05
BIC/SWIFT
BCOMPTPL

Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência
Associação Nacional de Arte e Criatividade de e para Pessoas com Deficiência
Raised $0.00
Users 0
 

Are you related to a charity or know any that you would like to see on eSolidar?

Let us know.

Recommend us to a Charity